Agente Etiológico do Amebíase
O agente etiológico da Amebíase é o protozoário Entamoeba histolytica. Esse protozoário é rizópoda, ou seja, ele é destituído de flagelo ou cílios, e se desloca por meio de pseudópodos.
Esse agente etiológico causa a doença conhecida como Amebíase Humana, que ocorre quando o protozoário Entamoeba histolytica chega ao organismo humano por meio de um alimento contaminado. Esse protozoário se aloja no intestino grosso, onde passa a fagocitar todo alimento ingerido pelo doente. Nesse processo, o protozoário também pode comer parte da parede intestinal, até atingir a corrente sanguínea, o coração e até o cérebro.
O agente etiológico Entamoeba histolytica tem a forma de um cisto no corpo humano. Nessa condição, a ameba fica mais resistente.
Os principais sintomas da doença são diarréias agudas e dores abdominais. A transmissão da doença se dá por alimentos e água infectados e por relações sexuais anais e orais.
Para se prevenir do problema é preciso manter a higiene pessoal, lavar sempre as mãos antes de comer, conservar e lavar muito bem os alimentos, principalmente verduras e frutas; e eliminar qualquer tipo de animal ou inseto que possa ser um agente contaminador, como baratas, moscas e ratos.