Açúcar
O açúcar é um produto muito importante na história da humanidade. A palavra açúcar vem do árabe “al zukkar”. A cana-de-açúcar surgiu no Sudeste Asiático e foi levada para a Índia e para a Pérsia.
No Brasil, o açúcar chegou graças aos portugueses. As primeiras mudas foram introduzidas no país em 1502. O açúcar é extraído da cana, dando origem à garapa, que depois vira açúcar mascavo, demerara, refinado, cristal, entre outros tipos.
O açúcar bruto tem uma coloração marrom, e esse é o chamado açúcar mascavo. O açúcar demerara é cristalizado, e passa por um processo de refinamento leve, sem nenhum tipo de aditivo químico.
O açúcar mais consumido pela população é o refinado, ou açúcar branco. Esse açúcar é pobre em nutrientes e pode ser considerado um vilão para a saúde, pois recebe aditivos químicos para torná-lo branco.
O açúcar cristal é aquele que passa por um processo simples de refinamento. Também existe no mercado o açúcar orgânico, que é produzido com métodos naturais.
O açúcar em excesso é prejudicial, e pode levar ao desenvolvimento do Diabetes, uma doença crônica e sem cura que afeta mais de 350 milhões de pessoas no mundo. A doença afeta o metabolismo e aumenta a glicose no sangue.
O açúcar também é responsável pela formação da cárie dentária e de outros problemas de saúde. Por isso, o consumo do produto deve ser moderado. O açúcar também é vilão relacionado à obesidade.