A Origem dos Deuses
A origem dos deuses gregos é contada no livro chamado de Teogonia, que é basicamente uma compilação de diversas narrativas orais. O livro apresenta como se deu o surgimento e como era a hierarquia dos deuses gregos, abrindo um caminho para uma melhor compreensão sobre a mitologia grega.
Segundo essa obra, existem três momentos principais na cronologia dos deuses. Confira cada uma destas etapas:
1 – Cosmogonia – Essa parte do livro conta sobre a gênese ou origem do universo, relatando a criação do mundo, da natureza e dos seres inanimados. Quatro deuses são citados nesse momento: Caos, Gaia, Tártaro e Eros.
Do Caos surgiram Érebo e Nix (noite). A partir de Nix surgiram Éter e Hemera (dia). Da união entre Gaia e Tártaro nasceu Urano (o céu), Montes (montanhas) e Pontos (mar).
2 – Teogonia – A segunda parte retrata o surgimento de outros deuses durante a soberania de Urano. Nesse momento surgiram os Titãs Oceano, Ceos, Crio, Hiperíon, Jápeto e Cronos, as Titânidas Teia, Reia, Mnemósina, Febes e Tetis, os Ciclopes e os Hecatonquiros.
O período também é marcado pelo surgimento dos semideuses e de Afrodite, a deusa do amor, da sexualidade e da beleza. A passagem ainda fala sobre Zeus, que destronou seu pai, Cronos, e assumiu o poder dando início a uma nova fase.
3 – Heroogonia – A terceira e última fase da mitologia grega fala sobre o poder de Zeus e de seus relacionamentos sexuais com várias deusas e mortais. Nessa fase, surge uma nova geração de semideuses e heróis, entre eles Hércules.
Essa genealogia de deuses, semideuses e heróis marcou as fases do homem na Terra, passando pelas fases de Ouro, Prata e Bronze. É uma espécie de analogia, que tinha o objetivo de apresentar a degeneração da humanidade.
Segundo os gregos, o Universo que criou os deuses. O surgimento das divindades é uma forma de explicar a história grega. Por isso, a mitologia fala sobre invasões, guerras, conquistas e outros fatos históricos. É como se os deuses representassem os fatos que ocorreram na Grécia entre os séculos 20 e 12 a.C., dando origem a lendas e mitos.
Em resumo, a origem dos deuses ocorre junto com a origem do universo. Vale lembrar que, para a mitologia grega, existiam diferentes classes de indivíduos.
Veja os principais seres:
Deuses
– Seres imortais, gigantes, titãs, monstros e ninfas.
Daemones
– Espíritos intermediários, que ficavam entre as classes dos deuses e dos homens.
Gigantes
– Espíritos violentos.
Titãs
– Os doze deuses primordiais da natureza.
Ninfas
– Espíritos da natureza.
Semideuses
– Os filhos de um deus com um mortal.