Fato Social
O fato social é uma definição obtida pelo criador da sociologia Émile Durkheim. Segundo a teoria, trata-se de uma série de conjuntos de maneiras ou agentes reais que ocupam uma posição central em um meio social.
De acordo com o cientista social citado acima, o fato social corresponde a uma série de valores, instrumentos e comportamentos culturais e sociais que correspondem ao nosso modo de encarar a vida, pensar, agir e de se relacionar em sociedade. Ou seja, junto com o fato social estão diversas regras sociais às quais nos adaptamos e, de certa maneira, respeitamos e obedecemos.
Entre alguns conceitos que estão diretamente ligados ao fato social estão os seguintes:
- Convenções;
- Regras;
- Padrões de comportamento;
- Costumes;
- Valores;
- Normas.
No fato social, todos os itens citados acima existem independentemente da vontade do indivíduo, porém está na sua percepção. O fato social precisa apresentar algumas características para existir. São elas: coercitividade, generalidade e exterioridade.
A generalidade determina a abrangência dos fatos sociais, que ao invés de serem individuais podem ser considerados coletivos. Assim, fazem parte de toda a sociedade.
A exterioridade define os fatos sociais como algo que está fora do indivíduo e que já faz parte da sociedade mesmo antes do nascimento de uma pessoa e, por isso, desvincula os fatos sociais de dependências individuais.
Já a coercitividade é a força e o poder que normas, padrões, valores e regras têm sobre a sociedade, moldando-a e determinando-a. Por isso, o comportamento das pessoas se torna similar e, independentemente de aceitar ou não o poder dos fatos sociais, os indivíduos precisam concordar que eles existem.
São diversos os fatos sociais com os quais já estamos acostumados, e entre eles estão:
- Educação escolar;
- Reuniões sociais;
- Pagar as contas.
É possível perceber que os fatos sociais dependem de rotina e periodicidade para existir. Eles se repetem sempre no mesmo período, durante muito tempo, e possuem uma grande capacidade de impactar a sociedade.
É muito provável que o exemplo mais evidente de fato social seja a educação. Ela influencia diretamente toda a sociedade, influencia as ações durante a vida toda e serve para formatar o comportamento de cada indivíduo, além de fazê-lo refletir sobre sua origem, peculiaridades, valores e modelos que devem ser seguidos.