Substantivo Próprio
A classe de palavras que dá nome às coisas, seres, locais, situações, pensamentos, emoções e sentimentos é o substantivo. A classificação dos substantivos é muito ampla, como é o caso do substantivo próprio.
Os substantivos próprios são aqueles que dão nomes particularizados, distinguindo-os dos comuns, dando a ideia de exclusividade, único e diferenciado. Uma diferença marcante entre o substantivo próprio e outras classes de substantivo é que os próprios sempre começam com letra maiúscula.
Quer ver alguns exemplos?
Japão, Paulo e Pelé – Estes substantivos próprios têm o objetivo de posicionar estas classificações como únicos dentro de uma mesma espécie. Japão é um país único entre muitos outros países. Paulo também é uma pessoa distinta entre os seres humanos. E, no universo dos jogadores de futebol, Pelé também ocupa uma posição de singularidade.
É importante deixar claro que, mesmo se os substantivos próprios não estiverem iniciando a frase, período ou parágrafo, eles devem começar com letra maiúscula.
Exemplo:
Quando estamos falando de pilotos de corrida, Felipe Massa é sempre lembrado pelo seu desempenho na equipe da Ferrari.
Veja no caso acima que Felipe Massa e Ferrari, dois substantivos próprios, estão com a primeira letra maiúscula e não estão começando a oração.
São sempre substantivos próprios nomes de pessoas, lugares, títulos de obras e acidentes geográficos. Veja os exemplos a seguir:
- Machado de Assis – escritor
- Rubens Paiva – político
- Jorge Amado – escritor
- Rio de Janeiro – cidade
- São Paulo – Cidade
- Curitiba – cidade
- Porto Alegre – cidade
- Canadá – país
- África – continente
- Titanic – navio
- O Globo – jornal
- Cerrado – acidente geográfico
- Fernando de Noronha – arquipélago
Veja também: