Costumes de Sergipe
O Sergipe é um Estado da região nordeste do Brasil, que tem sua capital em Aracaju. A região começou a ser colonizada em 1575, e esteve sob o domínio dos holandeses entre 1637 e 1645.
Sergipe viveu de perto a realidade do cangaço brasileiro, com as ações de Virgulino Ferreira, o Lampião, rebelde que percorreu o Estado com o seu bando até 1938.
A história de Sergipe contribuiu para que o Estado tivesse uma cultura rica e diversificada. Conheça alguns costumes e tradições típicos de Sergipe:
1 – A cultura sergipana tem muitas festas populares, com destaque para a Festa de Bom Jesus dos Navegantes, uma procissão fluvial realizada em vários municípios no mês de janeiro.
2 – Pré-caju – Esse evento é a mais importante festa pré-carnavalesca do Brasil, realizada em Aracaju.
3 – Vaquejada – A vaquejada é um evento com exposições agropecuárias, shows e missas do vaqueiro. Ela acontece nas cidades de Lagarto, Nossa Senhora das Dores e Porto da Folha.
4 – Folclore – As tradições folclóridas são muito fortes em Sergipe. O Estado valoriza suas festas, superstições e crenças, como o Reisado e a Chegança, festas populares religiosas.
5 – Artesanato – Sergipe tem um rico artesanato, que conta com técnicas de renda, palha, bordado e cerâmica. O destaque fica para a cerâmica produzida em Santana do São Francisco, Simão Dias e Itabaianinha.