Afluentes do rio Tietê
O Rio Tietê é extremamente importante para o Estado de São Paulo. Esse rio também se destaca como um dos mais emblemáticos para a história paulista. O nome Tietê vem de uma palavra tupi, que significa “água boa”.
O Rio Tietê foi fundamental durante a colonização portuguesa, pois ampliou os limites da colônia. Esse rio tem cerca de 1.136 quilômetros de extensão, e é marcado por muita sinuosidade e um grande número de afluentes.
O Rio Tietê nasce na cidade de Salesópolis, em São Paulo, na região da Serra do Mar. O Rio Piracicaba é o principal afluente do Tietê, pois conta com o maior volume de água.
Ao longo de seu percurso, o Rio Tietê passa por 56 cidades e tem várias barragens com potencial hidrelétrico, entre elas a Barragem da Usina Parque de Salesópolis e a Barragem Laras.
O número total de afluentes do Tietê é 25, segundo o Daee (Departamento de Água e Energia Elétrica) do Estado de São Paulo. A região metropolitana de São Paulo tem 13 afluentes importantes para o abastecimento da rede de água que serve grandes populações na capital paulista e na Grande São Paulo.
Confira 10 afluentes do Rio Tietê:
1) Rio Piracicaba
2) Rio Sorocaba
3) Rio Jacaré-Pepira
4) Jacaré-Guaçu
5) Ribeirão dos Porcos
6) Rio Batalha
7) Rio Dourado
8) Ribeirão Santa Bárbara
9) Ribeirão Três Irmãos
10) Ribeirão Água Fria