Principais Gêneros Textuais
A classificação de gênero textual para produções escritas acontece quando os trabalhos escritos apresentam as mesmas características. Sendo assim, o emprego de diferentes formas de linguagem em uma mensagem escrita acaba influenciando nas intenções de comunicação de cada mensagem.
Por isso, os gêneros textuais são carregados de estilo e características que os definem, entre eles a finalidade de um texto, como os interlocutores se colocam na produção escrita, qual a temática adequada para cada gênero, entre outras características. Para entender bastante sobre os gêneros textuais, é preciso antes conhecer as seguintes definições para gênero literário e tipo textual.
Gênero literário
O gênero literário engloba textos que possuem uma proposta e abordagem específicas e, assim, não incluem qualquer tipo de texto em seu conjunto.
Fazem parte do gênero literário as seguintes construções textuais:
- Narrativa
- Drama
- Lírico
- Épico
Tipo textual
No caso do tipo textual, este se define exatamente como a forma de apresentação da produção textual. Para isso, existem as seguintes classificações:
- Descritivo
- Dissertativo
- Injuntivo
- Informativo
- Argumentativo
Existe uma infinidade de gêneros textuais. Cada um destes gêneros apresenta um tipo de escrita único e característico, que pode diferenciá-lo.
Fazem parte dos tipos de gêneros textuais as seguintes produções escritas:
- Carta
- Fábula
- Conto de fadas
- Conto
- Crônica
- Poema
- Romance
- Piada
- Notícia
- Currículo
- Editorial
- Palestra
- Carta do leitor
- Texto opinativo
- Resenha
- Receita culinária
- Relatório
- Texto Explicativo
- Relato histórico
- Ensaio
- Regulamento
- Entre outros.
Como é possível perceber, cada uma destas produções textuais apresentadas acima possui suas próprias características no que se trata da forma de apresentação do conteúdo. Um leitor atento, por exemplo, sabe exatamente identificar uma carta do leitor e uma receita culinária assim que faz a primeira avaliação do material.
O mesmo acontece com uma piada, por exemplo. E assim se dá a identificação dos outros gêneros textuais, alguns ainda mais característicos do que os outros, como é o caso da notícia, do currículo e da piada, entre outros.
No caso da carta pessoal, é possível perceber a inclusão de detalhes pessoais, linguagem em primeira pessoa, abordagem de temas confidenciais, narração ou descrição de alguns fatos. Já as cartas abertas, embora sejam cartas, possuem uma abordagem totalmente diferente, com outra temática e tipo de linguagem.
Outro gênero textual bastante comum de ser identificado é a notícia, com apresentação de fatos, períodos curtos, ordem direta, presença do lead e um texto informativo.
No caso do diário, também é possível notar algumas características quase que exclusivas, como informalidade na linguagem e marcação dos fatos de acordo com a data, já que a cronologia se mostra muito importante neste gênero textual. Além disso, os diários costumam ser repletos de fatos estritamente pessoais, alguns até mesmo secretos.
Existem muitos gêneros textuais e o estudante vai conhecendo todos eles ao longo de sua experiência como leitor e produtor de conteúdo.
Veja também:
Dicas de como fazer um bom relatório