Hand Spinner
O Hand Spinner é um brinquedo que está sendo muito utilizado, não só pelas crianças, mas também pelos adultos, estes estando em casa ou no trabalho. Trata-se de um brinquedo que consiste em ficar girando constantemente na ponta dos dedos de quem estiver com ele. Ele também é conhecido como fidget spinner ou fidget hand spinner.
Acontece que neste brinquedo descobriu-se um grande amenizador de ansiedade e do estresse, passando a ser bastante utilizado pelas pessoas nas empresas, como uma técnica de relaxamento, além de também ser útil para ajudar as pessoas a abandonarem algum tipo de vício.
E, claro, por ser um brinquedo, ele também tem que ser considerado um passatempo que ajuda a manter as mãos ocupadas, sem fazer qualquer tipo de barulho. Serve como distração, tanto para os momentos de tédio, quanto para os de descanso.
Existe Física por trás deste brinquedo?
O hand spinner é um objeto que fica girando entre os dedos e que é utilizado, principalmente para aliviar o estresse.
Parece ser novo, mas esse brinquedo foi criado na década de 90, ficando popular somente em 2017.
E ele é um prato cheio da matéria física, você sabia? Não? Então, leia os itens abaixo e veja se não faz sentido.
1 – Efeito estroboscópico
As luzes que alguns hand spinners apresentando causam um efeito, e este efeito é chamado de estroboscópico. Ele te dá a sensação de que as luzes estão se movimentando em sentido contrário ao objeto.
2 – Efeito giroscópico
É graças a esse efeito que o hand spinner se mantém equilibrado enquanto gira e apoiado em alguma coisa, na maioria das vezes, no próprio dedo.
Ele impede que o objeto caia de forma parecida como a que andamos de bicicleta, ou seja, quanto mais rápido estiver, mais estável ficará o hand spinner. Para que isso ocorra, observe o momento angular e a sua conservação.
3 – Força de atrito
A duração do movimento é explicada através da força de atrito, que é muito baixa. Graças às esferas que o rolamento tem bem no centro do aparelho que fazem com que o atrito seja minimizado.
O hand spinner gira de forma livre sem a oposição de forças que tentam impedir o seu funcionamento, com a energia consumida em forma de calor sendo pequena. Com isso, o movimento do objeto pode durar até alguns minutos após o primeiro impulso.
4 – Força centrípeta
É graças à força centrípeta que o brinquedo realiza os movimentos circulares. É ela que faz o hand spinner se movimentar.
É pela Segunda Lei de Newton que ela é calculada. A força da massa do spinner vezes a sua aceleração, ou seja, Fc = m x a.
5 – Velocidade angular
É graças à velocidade angular que é possível medir a rapidez do movimento do hand spinner. A fórmula para se obter esse cálculo é: ωm = Δφ/Δt.
ωm – velocidade angular média;
Δφ – variação do deslocamento angular;
Δt – variação do tempo.
O momento de inércia corresponde a esse princípio, uma vez que se traduz na resistência feita para que o spinner para de girar.