O que é a Etnografia?
A palavra “etnografia” deriva da união de dois vocábulos gregos: ethnos ( que significa “povo”) e graphein (que significa “grafia”, ”escrita”, ”descrição”, ou melhor, “estudo descrito”). Logo, etimologicamente, a etnografia é o estudo descrito de um povo.
Note-se que dizemos “de um povo“ e não “do povo”, pois aqui o termo “povo” não é usado no seu significado social ( isto é, não se refere a uma camada social, a uma classe social ) mas sim significando um conjunto de indivíduos unidos entre si por laços comuns de ordem rácica, histórica, cultural, religiosa, social, etc: o povo português, o povo espanhol, o povo brasileiro, etc.
Mais particularmente poderemos dizer que a etnografia é a ciência que estuda e descreve os agregados populacionais. E sendo assim, a etnografia descreve e estuda o povo de um dado país, de uma dada província, de uma dada região, de uma dada comunidade, etc.
A etnografia é uma das várias ciências auxiliares de antropologia. A palavra “antropologia” é , igualmente, composta por dois vocábulos gregos: anthropos ( que significa “homem”, a espécie animal homem ) e logos ( que significa “conhecimento“ , “estudo“ ). Portanto a antropologia é a ciência que estuda o homem em geral, o homem total – desde o seu aspecto fisico á sua cultura, á sua maneira de ser e viver, á sua organização social, etc.
Mas, como o homem é um ser duplamente fisico e mental – e, também, um ser social – a antropologia estuda-o sob esses três aspectos . Há , assim, uma antropologia geral que se divide em dois grandes ramos: a antropologia física e a antropologia cultural ou social. ( há já hoje até alguns antropólogos que consideram que existem paralelamente
Uma antropologia fisíca, uma antropologia cultural e uma antropologia social, fazendo, portanto, uma distinção entre antropologia cultural e antropologia social). Mas, aqui, neste pequeno caderno de divulgação,usaremos a divisão clássica, geralmente aceite, da antropologia geral nos seus dois grandes ramos –antropologia fisica e antropologia cultural – dois ramos, aliás, que constituem duas ciências se não diferentes, pelo menos com campos de estudo e objetivos diferentes.
A antropologia física não estuda o físico ( o organismo ) do homem – tarefa e objectivo da medicina – mas sim o seu aspecto físico, ou sej.a , o homem somático, ou melhor ainda, as características físicas particulares a cada raça ou grupo ético: a configuração do esqueleto, o formato do crânio, a maior ou menor abertura do ângulo facial , a cor da pele, a tecitura dos cabelos, a implantação dos maxilares, a maior ou menor abertura e o formato das órbitas oculares, o formato das fossas nasais, a distribuição de adiposidades ,etc.
Em contrapartida, a antropologia cultural — a que tambem se dá o nome de etnologia — estuda o homem como produtor e transportador de cultura e ainda a maneira de viver de cada raça ou grupo ético. ( os antropologos que fazem a distinção entre antropologia cultural e antropologia social consideram que a primeira estuda o homem como produtor de cultura, isto é aquilo que ele produz tanto de material como de espiritual, enquanto a segunda estuda o homem como ser social, ou seja, as formas, sociais particulares de cada raça ou grupo étnico).
Leia: Antropologia
Cultura e tradição
Em ciências humanas a palavra “cultura“ não tem precisamente o mesmo significado com que a usamos na linguagem quotidiana.
Na linguagem vulgar de todos os dias à ideia de cultura ligamos a ideia de grande soma de conhecimentos gerais. Por isso, uma pessoa culta é aquela que possui largos conhecimentos gerais de muitas coisas.
Em ciências humanas, “cultura“ é tudo aquilo que um povo ou um grupo étnico adquire do passado, dos seus antepassados: a língua, usos e costumes, danças e canções, trajos, culinária, modos de vida e de trabalho, etc.
Assim, e de certo modo, cultura é tradição.
Como afirmou o dr. Ernesto veiga de oliveira ( in “ princípios basilares das ciências etnológicas “ — cadernos de etnografia nº 3 ), “ cultura, em etnologia, não tem o significado corrente de palavra que corresponde àquilo a que chamamos cultura superior designado os produtos da ciência e da inteligência puramente lógica, a criação artística, os requintes mais elevados do espírito e da técnica, as aquisições individuais de personalidades de excepção, que caminham na vanguarda do pensamento humano, livres de condicionamentos circunstanciais, e que são inovadores originais voltados para o futuro.cultura, em etnologia, significa, strite sensu ( a ), precisamente o contrario: tudo aquilo que o indivíduo, de qualquer época histórica, seja de que nivel técnico, económico e social for, recebe do meio em que nasceu, se criou, formou e vive, que pertence ao grupo de que ele faz parte, e lhe veio de fora e do passado — numa palavra, a tradição, a herança social “.
O principal veículo da cultura é a linguagem, indispensável à comunicação dos indivíduos entre si. Outro básico veiculo da cultura é a tradição que passa de geração em geração que se mantêm os usos e costumes de cada grupo étnico ou cada grupo social.
A lingua e a tradição ( os usos e costumes ) estão na base de toda a cultura.
Folclore com etnografia
Muitas pessoas confundem folclore com etnografia ou com etnologia crendo que se trata da mesma coisa. Ora, não é inteiramente assim.
A etnografia e o folclore só têm de comum entre si a metologia que é igual para uma e para o outro.
Quanto á etnologia e folclore, a diferença que existe entre uma e outra é a seguinte: enquanto a etnologia estuda actividades e objectos concretos, materiais, o folclore estuda actividades e objectos espirituais e artísticos, tradições, usos e costumes, etc.
Assim, poderemos definir o folclore como sendo a ciência etnológica ( ou auxiliar da etnologia ) que estuda os usos, costumes, tradições espirituais e as expressões orais e artisticas de um povo ou de um grupo étnico evoluidos. Usar nesta definição a palavra “ evoluidos “ é absolutamente necessário pois que só os povos evoluidos têm folclore uma vez que os povos primitivos têm a sua própria cultura.
Quer isto dizer que o folclore estuda os usos,costumes e as tradições milenárias e seculares de povos cujos padrões de vida deixaram de ser primitivos. Por exemplo: um batuque no interior da áfrica, uma doença ou uma canção da polinésia, etc., não são folclore são cultura ao passo que uma romaria nortenha ou saloia, o fandango, o trajar de saloio ou um coral alentejano são folclore porque sendo manifestações populares são-no de um povo que vive dentro dos padrões sociais actuais usando das conquistas técnicas universais.
É por essa razão que os assuntos habitualmente estudados pelo folclore são: danças e canções; trajos populares ; instrumentos musicais; festas, feiras, mercados e romarias; medicina popular e magia; lendas, contos e “estórias”; poesia popular; provérbios e adivinhas; jogos infantis; jogos e brincadeiras populares; usos e costumes regionais; etc.
A etnografia e o folclore, divide-se em dois tipos de trabalho: o trabalho de campo e o trabalho de gabinete.
Trabalho de campo — também se dá os nomes de pesquisa e recolhas. Assim, trabalho de campo, pesquisa ou recolha são uma só e a mesma coisa.
Que é, portanto, o trabalho de campo? É precisamente o trabalho de pesquisa e recolha de elementos que se efectua no campo de estudo.
Como é óbvio, de uma maneira geral, o campo de estudo de etnografia e do folclore situa-se nos pequenos aglomerados populacionais rurais afastados dos grandes centros.
O princípio básico do trabalho de campo é saber ver, ouvir e reproduzir. Quer isto dizer que o pesquisador, o investigador de campo, tem de ser o mais objectivo possível.
Em que consiste, pois, o trabalho de campo ? Consiste na pesquisa e recolha de elementos, dados, informações, objectos ( documentos ) de carácter etnológico.
Como se faz essa recolha ? Através de inquéritos, conversas, pedidos de informações etc… Inquéritos, conversas, informações que terão de ser registados.
A fotografia é sempre e em todos os casos, utilíssima; hoje em dia é mesmo imprescindivel.
O filme é muito útil sobretudo pela noção de movimento que nos dá . Por isso é imprescindivel no estudo de assuntos em que o movimento é o principal elemento: danças , práticas sociais colectivas, práticas de trabalho profissional , artesanato , etc…
A gravação é hoje muito importante no estudo das expressões musicais , orais , dialectais , etc…
Trabalho de gabinete — o trabalho de gabinete é a natural sequência e consequência do trabalho de campo ou da recolha etnológica; é, portanto , o trabalho de organização, dos elementos e documentos , isto é , do material reunido na pesquisa ou recolha. Praticamente e em última análise , é o trabalho de elaboração de fichas e organização de arquivos.
Folclore
Um pouco de história — a palavra folclore é a forma aportuguesada da palavra inglesa folklore , palavra , aliás composta por duas palavras de origem saxónica : folk ( povo ) + lore ( tradição ). Trata-se de uma palavra que foi usada pela primeira vez em 1846 pelo arqueólogo inglês william john thoms, num artigo publicado na revista londrina athenaeum e em substituição da expressão popular antiquities ( antiguidades populares ) usada até então.
Leia: O que é Folclore?
Texto enviado às 17:33 – 13/04/2009
Autor: José Vidal
Veja também:
Cultura: Um Conceito Antropológico